terça-feira, 10 de novembro de 2009

Contato com os bonecos conquistou funcionário

Por José Vito Araujo

Gilvan Pereira Barbosa, 45, trabalha desde 2006 no Museu do Mamulengo como guia. Ele está tão envolvido com o espaço que descobriu habilidades que não conhecia e já pensa em ser um mestre bonequeiro, representando através de personagens a realidade de sua família. Nas horas vagas, Gilvan tenta reproduzir os instrumentos usados pelos mestres na confecção de seus bonecos e, mesmo sem curso de restaurador, recupera peças quebradas ou degradadas pela ação do tempo. Gilvan é Guarda Municipal de Olinda.

“Não adianta trabalhar em um lugar e não ter amor pelo que faz. Hermilo Diz: os bonecos ganham vida no espaço Tiridá. Tenho que dar vida a eles”, sentenciou Gilvan, citando Hermilo Borba Filho, um dos incentivadores do Grupo Teatral Mamulengo Só-riso, do criador do Museu Fernando Augusto Gonçalves. Fernando reuniu grande parte do acervo atual do museu em andanças pelo interior do nordeste no intuito de preservar a cultura dos bonequeiros. Depois vendeu as peças para a Fundação Joaquim Nabuco.

Apresentando o Museu, Gilvan Pereira mostra com carinho o boneco do Professor Tiridá, personagem criado pelo mestre Ginu e recriado por Nilson de Moura e mestre Babá da Paraíba, que é homenageado pelo museu e peça querida do criador Fernando Gonçalves, assim como a boneca Dona Olinda Holanda Olindamente Linda. Gigantesca, a boneca recebe os visitantes de braços abertos bem na recepção do espaço Tiridá.



Gilvan nutre a esperança de um dia também expor seus bonecos no museu, mas vai ter que fazer muito bonito para conseguir isso. A artista plástica e diretora do Espaço Tirida, Teresa Costa Rego, disse que qualquer um pode fazer um boneco, mas nem todos os bonecos podem ocupar as prateleiras do museu. Falando sobre a proposta da instituição, Teresa afirmou que a ideia é que as pessoas saiam levando alguma mensagem do museu. A prioridade é difundir a cultura dos bonequeiros para as crianças, sendo a visita de colégios o principal foco da administração. O Museu dos Mamulengos é um dos mais visitados do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário