segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Mercado de São José: Artesanato regional atrai turistas

Por Marília Simas

O Mercado de São José é o mais antigo do Brasil, localizado no bairro que possui o mesmo nome, tem mais de cem anos de tradição, e hoje é referência na venda de produtos artesanais. Com aproximadamente 200 boxes de artesanato, os visitantes tem uma enorme variedade de artigos de couro, madeira, palha, barro, rendas e roupas.

Com o surgimento dos shoppings e supermercados, no fim do século XX, o mercado perdeu grande parte dos seus visitantes, para se adequar às mudanças que estavam acontecendo, investiu-se mais na cultura regional, e o artesanato voltou com força, na tentativa de trazer o seu público de volta. “O mercado de São José com renda e artesanato tem tudo o que a gente quer”. O trecho da música de Rafael Azevedo, retrata bem a importância dessa categoria no mercado.

Nos meses de festas de fim de ano, férias e carnaval aumentam o número de vendas, os produtos mais procurados pelos turistas são artigos regionais e lembranças da cidade, como camisetas, sandálias de couro, e bonecos de barro ou de pano.

“A procura maior pelo artesanato do mercado vem dos turistas, mas o pessoal da cidade também procura muito” afirmou a comerciante Patrícia Guedes. O diferencial do mercado de São José com os demais centros de venda está no preço e na variedade.

Segundo Sinésio Roberto, presidente da comissão permanente do mercado, o artesanato está dividido em duas categorias, as dos artesãos que produzem e vendem seus produtos e os que revendem produtos produzidos de outras regiões do estado. Hoje os artesãos estão se renovando juntamente com o mercado, alguns já confeccionam seus trabalhos na hora. Atualmente este é o local de divulgação e promoção da cultura popular pernambucana, onde se encontra nossa produção artística, dos mais variados tipos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário